08/10/2019 administrador

Como deixar o sedentarismo de lado e iniciar uma atividade física

O Brasil é o 5º país com maior índice de sedentarismo do mundo, segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde.

Além disso, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Ministério do Esporte, em 2016, 45,9% dos brasileiros, entre 15 e 74 anos, são sedentários, o que corresponde a mais da metade da população brasileira.

Essas informações podem parecer assustadoras, mas nem tudo está perdido. Ainda dá tempo de mudar!

O impacto do sedentarismo na saúde e bem-estar

A falta de atividade física acaba favorecendo diversos tipos de doença, sendo que, algumas, só serão detectadas a longo prazo, fazendo com que os tratamentos sejam mais demorados e com menos possibilidade de sucesso. 

Pessoas sedentárias podem possuir alguns agravantes que deixam a saúde muito mais fragilizada, tais como:

  • Obesidade;
  • Colesterol alto;
  • Atrofia muscular;
  • Osteoporose;
  • Pressão arterial alta;
  • Problemas articulares;
  • Problemas cardiovasculares (Infarto ou AVC);
  • Diabetes tipo 2;
  • Distúrbios do sono.

O psicológico também sofre! Nem sempre o cérebro consegue produzir os índices necessários de hormônios para facilitar a concentração, a sensação de felicidade, a diminuição do estresse e outros.

Sendo assim, atividades físicas regulares são essenciais para ajudar o corpo a se equilibrar da melhor forma, evitando que tais fatores comprometam a qualidade de vida. 

Sedentarismo não! Diga sim à uma rotina de exercícios

São necessários apenas 30 minutos de atividades diárias para sairmos do ranking de sedentarismo. Tempo que pode ser encaixado facilmente no dia a dia. 

Não é necessário um grande volume de atividades logo no primeiro momento, pois a mente e o corpo precisarão passar por adaptações. 

Toda mudança começa pela cabeça, sendo assim, é importante que as tomadas de decisão sejam feitas com consciência, como é o caso da escolha dos exercícios físicos: pratique algo que goste e/ou se identifique.  

Estabelecer uma rotina é essencial para que a motivação apareça, bem como estabelecer metas realistas, aquelas que podem ser facilmente observadas. 

Uma boa dica para iniciar qualquer atividade física é encontrar alguém que possa te acompanhar, afinal, estar com amigos e/ou familiares, faz com que a prática seja mais agradável, sendo um incentivo a mais.

E, por último, mas não menos importante, também é preciso cuidar da alimentação, para que as práticas tenham um melhor aproveitamento e os resultados possam ser observados de forma física e até mesmo emocional, afinal, também ficamos mais felizes e menos estressados quando criamos o hábito de realizar uma atividade física.