22/04/2020 administrador

ACAD apoia iniciativa emergencial para ajudar pessoas em comunidades

O edital Comunidades Ativas contra Coronavirus está contemplado no Brasil + Ativo,
programa de responsabilidade social da Associação em parceria com British Council e CIEDS.

Nos próximos dias, será lançado o edital emergencial Comunidades Ativas contra Coronavirus – Fazedores do Bem + Activie Citizens que vai fortalecer 64 iniciativas de indivíduos, coletivos e organizações de base comunitária, em áreas de maior vulnerabilidade. A iniciativa tem apoio da ACAD Brasil, British Council e CIEDS, e tem por objetivo contribuir com medidas de prevenção e com o fornecimento de suprimentos emergenciais.

Linhas de atuação

Os dois eixos de atuação do Edital são Segurança Alimentar e Prevenção e Saúde, nos quais estão previstos: doação de cestas básicas, de refeições e de alimentos de enriquecimento nutricional, fomento a cozinhas comunitárias, apoio a hortas caseiras, doação de itens de higiene e de máscaras protetoras, além de limpeza de ruas e vielas e acesso a água potável nas comunidades.

Cenário

O impacto desta pandemia no contexto de uma economia marcada pela informalidade e altas taxas de desemprego ameaça seriamente as condições de vida de famílias, em especial as residentes em comunidades vulneráveis, onde estão concentrados os bolsões de pobreza. Ações solidárias emergências são fundamentais para que o caos social não tome proporções irreversíveis e para que seja possível para as pessoas, daqui a algum tempo, reestruturarem suas vidas, suas condições de renda e suas relações sociais.

Etapas do edital

Fase 1: abril de 2020 – lançamento de Edital, seleção de iniciativas e mobilização via rede de parceiros comunitários. O Edital será lançado no Portal Compartir e contará com a divulgação também nas redes sociais dos parceiros: ACAD Brasil, CIEDS e British Council. A seleção de iniciativas a serem apoiadas será feita por meio de análise de fichas preenchidas, entrevistas via contato telefônico e de chamada de vídeo pelo WhatsApp com lideranças e contatos com indicações de referência e recomendação.

Fase 2: maio e junho – repasse de recursos e registro das ações implementadas. Divulgação via Portal Compartir, contato telefônico e envio de mensagem para as iniciativas selecionadas. Treinamento à distância das iniciativas selecionadas para registro das ações com uso de celular. Recebimento de recibos de doação e depósitos das doações. Recebimento de fotos, vídeos e depoimentos das ações implementadas.

Fase 3: junho – divulgação das iniciativas e cadastro para ampliação de parcerias. Criação de um banco de iniciativas comunitárias contra o Coronavirus no Portal Compartir com informações para mobilização de novas parcerias e voluntários. Campanha em mídias sociais das ações implementadas e divulgação das iniciativas.

Princípios norteadores:

Inclusão – promovam a inclusão social de famílias vulneráveis de comunidades empobrecidas e favelas;
Diversidade – valorizem a diversidade, rompendo com qualquer tipo de discriminação e preconceito;
Participação – estimulem a participação ativa dos diferentes públicos, abrindo espaços para voz, tomada de decisão e construções coletivas e colaborativas;
Parceria – valorizem a atuação em parceria ou em rede otimizando esforços e recursos com outros atores locais na promoção do bem comum.
Prevenção e segurança – adotem mecanismos de prevenção e segurança em relação ao Covid-19, evitando novos contágios da doença.

Informações para imprensa:
Lilia Giannotti – (21) 98754-4547 giannottililia@gmail.com