08/10/2019 administrador

Exercícios físicos: benefícios que vão além do corpo

Grande parte da população brasileira não possui o hábito de realizar exercícios físicos.

Isso se dá pela falta de tempo, indisposição, preguiça ou apenas por falta de costume.

Mudar hábitos e criar uma nova rotina tende a ser bastante difícil. Experimentar diversas modalidades e escolher aquela que mais agrada costuma ser um bom começo.

O caminho pode ser simples, como andar de bicicleta, caminhar na praça, passear com o cachorro ou subir e descer escadas.

Além disso, atualmente, existe uma enorme gama de possibilidades à disposição, basta encontrar aquela que mais tem a ver com você!

Uma rotina de atividade física pode fortalecer músculos, aumentar o vigor, prevenir doenças e até mesmo proporcionar mais felicidade.

Mantendo um estilo de vida saudável: os benefícios da atividade física

A vida anda extremamente corrida, todos nós sabemos, mas atitudes simples podem gerar excelentes resultados. 

Retirar uma parte do dia para cuidar do corpo é importante para que boas práticas sejam iniciadas, garantindo que o estilo de vida esteja condizente com o que você deseja para o futuro.

A atividade física pode modificar externamente o corpo, deixando-o visualmente mais saudável e bonito, porém, os maiores benefícios são internos.

O exercício promove alterações dentro da célula que podem ajudá-la a consumir mais energia, mobilizar mais gordura e prevenir ou minimizar um quadro de diabetes.

Também podemos destacar que com a prática de atividades físicas, quando o corpo volta ao repouso, a pressão arterial tende a diminuir, reduzindo as chances de problemas como AVC e infarto.

Ao longo dos meses de prática, pode-se notar uma melhora significativa em articulações, ligamentos, ossos e tendões, pois são fortalecidos através da prática regular de atividade física. Sendo assim, as chances de entorses, fraturas e osteoporose diminuem consideravelmente.

Uma rotina ligada aos diferentes tipos de esportes não só influencia na saúde, mas também evita uma série de problemas relacionados ao sedentarismo, como: 

  • Excesso de peso;
  • Cansaço;
  • Baixa autoestima;
  • Dores nas costas e musculares.

Os resultados de treinamento incluem:

  • Condicionamento físico;
  • Menor frequência cardíaca em repouso;
  • Bom funcionamento do intestino;
  • E muito mais!

Se você ainda é uma pessoa sedentária e está pensando em mudar sua vida para melhor, preparamos um post para você!

Quem pratica exercícios também é mais feliz!

Já ficou com a sensação de que quando as pessoas saem da academia elas estão mais leves e dispostas? 

Isso acontece devido a produção dos hormônios do bem estar: endorfina e serotonina.

Essa combinação gera relaxamento, melhora no humor, incentiva a rapidez mental, ajuda na concentração, além de reduzir consideravelmente a ansiedade.

De acordo com a intensidade e a frequência das práticas, os efeitos podem se prolongar por horas, fazendo com que as sensações de satisfação sejam sentidas ao longo do dia todo.

Uma pesquisa realizada pela Universidade Penn State, nos Estados Unidos, publicada na revista médica Health Psychology, reforça o fato de que exercícios físicos são essenciais também para o bem-estar psicológico, influenciando de forma positiva como a pessoa se sente com relação à própria vida.

Agora, sabendo de tudo isso, o que você vai fazer para deixar a sua rotina mais saudável?