08/10/2019 administrador

Vamos mudar o cenário do sedentarismo no Brasil? O programa Brasil + Ativo já começou!

Em um país em que o índice de sedentarismo é o 5º maior do mundo, com certeza é necessário um incentivo à prática de exercícios físicos. Pensando nisso, a ACAD criou o programa Brasil + Ativo

Para o lançamento, foi escolhido o Seminário Empreender para Crescer, que reuniu mais de 200 pessoas, deputados, assessores parlamentares, empresários do mundo fitness, gestores de academias, profissionais de Educação Física, além de professores e estudantes universitários do segmento. 

O objetivo é aumentar a qualidade de vida dos brasileiros, fazendo com que atividades físicas estejam no topo da lista quando o assunto é saúde e bem-estar.

Brasil + Ativo: audiência no Congresso Nacional

Em agosto de 2019, com a finalidade de incentivar a prática de atividades físicas, aconteceu uma audiência pública no Senado Federal, proposta pelo senador Romário, presidente da comissão de Assuntos Sociais.

Foram divulgados projetos do setor público e privado das academias, contando com grandes nomes da ACAD, IHRSA, CONFEF e ABIMAQ

Um dos objetivos apresentados pelo presidente da ACAD Brasil, Gustavo Borges, foi a necessidade de incentivo ao programa, através da diminuição da regulamentação.

“O setor privado de academias, junto à sociedade e com o engajamento do setor público, pode contribuir para mudar o quadro de inatividade física no Brasil, que hoje é o quinto país mais sedentário do mundo.”, disse Gustavo.

Para que o projeto seja um sucesso e atinja o seu propósito, as academias têm grande importância e desempenham um papel fundamental.

Segundo Mônica Marques, representante nacional da ACAD e membro do conselho da IHRSA, “Precisamos eliminar todas as barreiras que dificultam o acesso à atividade física, sejam elas regulatórias, tributárias, corporativistas e comportamentais”.

Quer saber mais sobre as colocações nesse encontro? Acesse o conteúdo completo aqui.

Essa é a chance do Brasil sair do ranking do sedentarismo

Como dissemos em outro post, o Brasil está no topo da lista em sedentarismo, pois a população não se dedica à uma rotina de atividades físicas

Sendo assim, a saúde e o bem-estar também ficam comprometidos, pois a ausência das práticas exerce forte influência no organismo. 

Inclusive, pessoas sedentárias podem possuir alguns agravantes que deixam a saúde muito mais fragilizada, tais como:

  • Obesidade;
  • Colesterol alto;
  • Atrofia muscular;
  • Osteoporose;
  • Pressão arterial alta;
  • Problemas articulares;
  • Problemas cardiovasculares (Infarto ou AVC);
  • Diabetes tipo 2;
  • Distúrbios do sono.

“Nossas ações estão alinhadas a esse propósito de enxergar o exercício, a atividade física e o esporte como um fator de desenvolvimento humano e promotor de saúde”, disse a ex-ginasta olímpica e gestora pública, Luisa Parente, que também esteve presente à Audiência Pública.

É preciso que exista engajamento de diferentes partes, até mesmo da própria população, afinal, com a prática dos exercícios físicos, é a nossa saúde que sai ganhando.